População bebe água contaminada

População bebe água contaminada com chumbo em cidade americana

Em vez de usar água do lago governo passou a tirar água do rio. Mas o gosto, o cheiro e a cor amarelada chamaram a atenção dos moradores.

Nos Estados Unidos, durante um ano e meio, as autoridades de uma cidade devastada por uma crise econômica simplesmente ignoraram uma denúncia ambiental. E o caso gravíssimo de contaminação de água passou a ser tratado, agora, como um escândalo.
Garrafas e mais garrafas de água mineral chegam a toda hora a Flint. São doações que vêm do país inteiro.

O presidente Barack Obama decretou emergência e enviou soldados da guarda nacional pra distribuir água e filtros aos moradores. Que, sem saber, estavam bebendo água contaminada com chumbo – um metal pesado e altamente tóxico.

Flint fica nos arredores de Detroit, tem pouco mais de 100 mil habitantes e ganhou fama mundial com o documentário “Roger e Eu”, de 1989.

Nele, o cineasta Michael Moore mostra que a cidade empobreceu e perdeu milhares de empregos depois que a maior montadora dos Estados Unidos fechou fábricas na região.
A crise econômica se aprofundou nas últimas décadas. A dívida explodiu e o governador indicou um gestor pra equilibrar as contas da cidade. Em 2014, pra economizar US$ 5 milhões, ele decidiu mexer num ponto sensível: o abastecimento de água.

Em vez de usar água do lago que abastece Detroit, a cidade passou a tirar água do rio. Mas o gosto, o cheiro e a cor amarelada chamaram a atenção dos moradores. Mesmo depois que um médico constatou que várias crianças tinham níveis elevados de chumbo no sangue, as autoridades continuaram dizendo que a água não oferecia riscos.

Até que testes independentes provaram que a água é tóxica. Por ser muito corrosiva, ela libera o chumbo da tubulação. Um engenheiro ambiental especializado em qualidade da água diz que a forma como isso foi feito é vergonhosa, criminosa.

O documentarista Michael Moore, que nasceu em Flint, voltou à cidade pra protestar. “Isso não é um desastre natural. O governador de Michigan deve renunciar”, declarou.

O governador republicano Rick Snyder virou alvo de manifestações diárias e está sendo processado pela população, que pede que ele seja preso.
Os moradores se queixam de dor de cabeça, alergia, queda de cabelo, anemia. O efeito é pior nas crianças: a contaminação por chumbo pode comprometer o sistema nervoso. Com apenas um ano, Kevin tem duas vezes mais chumbo no organismo do que o aceitável. “Continuo comprando água mineral com o dinheiro que não tenho”, diz a mãe.

A cidade parou de captar água do Rio Flint. Mas, para resolver de vez o problema, será preciso trocar os canos corroídos. E pra isso também não tem dinheiro.

Fonte:  www.g1.globo.com

    Compartilhe: